Redesign Shampoo Seda X Nivea

Estava eu andando pelo Carrefour hoje quando uma embalagem de shampoo me chamou a atenção. Era do shampoo Seda, que reformulou todo o design da embalagem dos seus produtos, deixando-os com um aspecto mais moderno e sofisticado. Até aí tudo bem, houve realmente uma melhora significativa em relação a embalagem antiga.

A questão é que, se for considerar o histórico dos produtos da Seda, a embalagem provavelmente será reformulada em breve, seja na parte gráfica ou no formato da embalagem. Não sei como essa questão de redesign é vista pela Unilever, se essas mudanças frequentes são pra estimular as vendas ou seja lá o que for. Mas dentro dos meus singelos princípios de design, discordo desse tipo de ação. Desgasta a marca, já que não se cria uma identidade para o produto.

Abaixo, algumas imagens de embalagens da Seda ao longo dos anos (não achei todas que gostaria, mas sei que existem outros modelos de embalagens da Seda que passaram pelas mãos do consumidor):

alta_500px_Seda_dg119-1986_tcm95-130640

504440288837288845shampoo-1

Um exemplo oposto ao da Seda é a linha de produtos da Nivea, que sempre manteve o mesmo padrão visual nas embalagens, criando uma identidade forte e valorizando o produto nas prateleiras. Por sinal, a Nivea mudou recentemente o layout dos produtos, modernizando as embalagens que já estavam ultrapassadas.

Antes

Antes

Depois

Depois

Resumindo, ambas as embalagens ficaram ótimas, porém é preciso considerar os prós e contras de se fazer alterações  constantes no visual do produto, para não correr o risco de desvaloriza-lo.

About these ads

  1. helena

    As alterações realizadas pela Unilever na linha Seda, foram feitas com base me varias pesquisas. Foi verificado que era dificil para o consumidor conseguir pegar a embalagem nas prateleiras sem derrubar outros produtos, pois não havia espaço para as mãos acessarem o produto corrretamente. Outras questões relevantes para a marca tambem foram verificadas por meio de pesquisas com os consumidores como: preço, textura, fragrancia e resultados obtidos com o uso. Todo esse conjunto de fatores foram preponderantes para as mudanças efetuadas. E apesar de parecer que a marca perde com isso, os resultados já se mostram positivos. O consumo aumentou e os consumidores aprovaram as mudanças.

  2. sueli

    As embalagens são lindas mesmo, más vc gosta de um creme ou shampoo e quando vai comprar novamente não acha mais…Na penultima embalagem usei um condicionador com embalagem dourada quase igual a embalagem do shampoo de guarana, fui comprar novamente por que adorei e cadê? Marquei pela embalagem não me lembro o nome. Então mudar muito as embalagens perde um pouco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s